quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

"Tirar seu cavalinho da chuva em 2009..."

Para quem está pensando em se aposentar no ano que está chegando, aí vem uma notícia um tanto quanto interessante, como qualquer projeto de lei, trabalho ou serviço prestado pelo governo, é incerto o futuro recente da promessa do governo de implantar um novo sistema para quem quer se aposentar por idade que atualmente leva em média um ano e meio, e necessita inúmeros documentos, dentre eles, certidão de nasc., PIS, carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho. (segundo reportagem exibida no Jornal Nacional da rede Globo, dia 23 de dezembro de 2008).
Mas nesta terça-feira (23), o governo anunciou que em 2009 quem quiser receber o beneficio, vai precisar de trinta minutos e a carteira de identidade, segundo informações a novidade acontecerá por causa dos R$ 280 milhões investidos em informatização, todos os comprovantes necessários dos contribuintes, foram postas em um banco de dados pela Previdência, simplificando o processo, lá estão todas as informações para conceder ou não o seguro. "Em 30 minutos estaremos concedendo o benefício credenciado”, afirma o ministro da Previdência, José Pimentel.
Para os aposentados por tempo de contribuição, o sistema estará a disposição a partir de março, e para os casos especiais, como o trabalhador rural, em julho.
Ótimo, não atrasar um beneficio já adquirido pelo cidadão, mas onde está a aprovação da Câmara do Projeto do senador Paulo Paim, aprovado pelos senadores, e que dá fim ao fator Previdenciário? Pois então, a emenda é calculada em cima da expectativa de vida do segurado, a média das 80% maiores contribuições mensais desde julho de 199, o que reduz absurdamente o valor do beneficio inicial, seria esta, simplificação no processo para adquirir o seguro, uma maneira de dizer aos futuros segurados que alguma coisa está sendo feita? Mas o que realmente seria necessário para que o aposentado não saia desvantajoso não está. Já é direito do assegurado chegar aos seus 55, 60 e 65 anos de idade e receber automaticamente sua aposentadoria, sem perdas, e muito menos sem aumento do limite de idade.
Anaiá de Souza Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário